fbpx

Vídeos

10 Filmes sobre escritores para você assistir

Vilto Reis
Escrito por Vilto Reis
Junte-se a mais de 20 mil assinantes

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos sobre escrita criativa

Neste vídeo, Vilto Reis apresenta uma lista de 10 Filmes sobre escritores para você assistir. Não é uma lista dos melhores filmes.  São apenas alguns filmes para você se inspirar. Ou quem sabe mergulhar nesse drama do escritor que muita das vezes é romantizado no cinema.

LINKS ÚTEIS:

• Curso COMO ESCREVER CONTOS

• Curso CRIAÇÃO DE PERSONAGENS DE FICÇÃO

• Curso MARKETING DIGITAL PARA ESCRITORES

• Curso HÁBITO DE ESCREVER

• Artigo 10 Vantagens de fazer uma Oficina Literária online de Escrita Criativa

• Artigo 7 Pecados Capitais que fazem todo Escritor Iniciante parecer um IDIOTA 

Quer receber meus vídeos por e-mail?

 


Assine também nosso canal no Youtube e siga acompanhando os conteúdos!

Também não deixe de compartilhar sua opinião! Comente abaixo!

Veja uma lista de 10 Filmes sobre escritores

Confira a lista de 10 Filmes sobre escritores para você assistir

Nesta lista, você vai encontrar filmes sobre escritores que seguem personagens através de algumas questões da vida real, como o bloqueio do escritor, o ciúme intenso entre os escritores e a loucura do gênio.

Alguns dos filmes acompanham romancistas e roteiristas da vida real durante as experiências que os levaram a escrever suas maiores obras etc.

Aliás, você já percebeu a quantidade de filmes sobre escritores que existe? Daria para fazer uma lista de 100 filmes, mas aqui hoje vou indicar apenas 10.

Aproveitando: coloque nos comentários qual é o seu filme preferido de escritor.  Qual o filme não poderia ficar de fora dessa lista? E cite até mesmo aqueles que você gostaria de assistir e ainda não assistiu.

Vamos à lista de filmes sobre escritores!

 

1 – Sociedade de Poetas Mortos (1989)

Dead Poets Society é um filme de drama americano de 1989 escrito por Tom Schulman, dirigido por Peter Weir e estrelado por Robin Williams, na figura do professor de inglês John Keating.

Um professor que inspira seus alunos a olhar para a poesia com uma perspectiva diferente de conhecimento e sentimentos autênticos.

 

2 – Meia noite em Paris (2011)

Midnight in Paris é um filme de comédia romântica de 2011, escrito e dirigido por Woody Allen.

Durante uma viagem a Paris com a família de sua noiva, um roteirista nostálgico se vê misteriosamente voltando à década de 1920 todos os dias à meia-noite, onde ele encontra os escritores da geração perdida. Gente como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald.

 

3 – Capote (2005)

Capote é um filme biográfico de 2005 sobre Truman Capote (interpretado pelo grande Philip Seymour Hoffman), seguindo os eventos durante a escrita do livro de não-ficção de Capote, A sangue frio.

Neste filme, a partir do assassinato de uma família do Kansas, vemos Capote escrevendo um livro sobre o caso. Enquanto pesquisava para seu romance, o escritor forma um relacionamento com um dos assassinos, Perry Smith, que está no corredor da morte. E isso é representado com maestria no filme.

 

4. Janela secreta (2004)

Secret Window é um filme de suspense psicológico americano de 2004, estrelado por Johnny Depp e escrito e dirigido por David Koepp.

Neste filme, um escritor é acusado de plágio por um homem estranho, que então começa a assombrá-lo por “justiça”.

 

5. Louca obsessão (1990)

Misery é um thriller psicológico americano de 1990 baseado no romance homônimo de Stephen King de 1987.

Depois que um famoso autor é resgatado de um acidente de carro por um fã de seus romances, ele percebe que o cuidado que está recebendo é apenas o começo de um pesadelo de cativeiro e abuso.

 

6. Desejo e reparação (2007)

Atonement é um filme britânico de guerra de drama de 2007 britânico, dirigido por Joe Wright e baseado no romance de Ian McEwan.

A jovem escritora Briony Tallis, aos treze anos de idade, muda irrevogavelmente o curso de várias vidas quando acusa a amante de sua irmã mais velha de um crime que ele não cometeu.

 

7. Versos de um crime (2013)

Kill Your Darlings é um drama americano biográfico de 2013 escrito por Austin Bunn e dirigido por John Krokidas em sua estréia como diretor de longa-metragem.

Neste filme, um assassinato em 1944 reúne os grandes poetas da geração beat: Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs.

 

8. Almoço nu (1991)

Naked Lunch é um drama de ficção científica de 1991, escrito e dirigido por David Cronenberg.

Depois de desenvolver um vício na substância que ele usa para matar insetos, um exterminador acidentalmente mata sua esposa e se envolve em uma conspiração secreta do governo.

 

9. Terra das sombras (1993)

Shadowlands é um filme biográfico britânico de 1993 sobre a relação amorosa entre o acadêmico de Oxford CS Lewis (interpretado Anthony Hopkins) e a poeta norte-americana Joy Davidman. Uma doença complicada que vai afetar essa relação.

 

10. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Annie Hall é uma comédia romântica americana de 1977, dirigida por Woody Allen.

O comediante Alvy Singer está tentando entender por que seu relacionamento com Annie Hall terminou há um ano. Crescendo em Nova York, ele irritou sua mãe com perguntas impossíveis sobre o vazio da existência, mas ele era precoce sobre sua inocente curiosidade sexual.

E o que você acha?

Conte nos comentários o que achou deste conteúdo :)

O seu endereço de e-mail não será publicado.