fbpx

10 Vantagens de fazer uma Oficina Literária online de Escrita Criativa

Publicado por vilto em

Como posso aprender a escrever ficção mais rápido? Você certamente já se fez esta pergunta. Encontrei a resposta na primeira oficina literária de escrita criativa que participei anos atrás.

Desde então, não parei mais. Mas não sou o único.

A escritora Luisa Geisler, em um podcast que gravei em 2012, usou a expressão “rato de oficina.” Ela mesmo se designou assim por ter frequentado várias. E as pessoas ainda chamam de “sorte” ou “coincidência” o fato de ela ter ganhado duas vezes o Prêmio SESC de Literatura. Chamo isso de competência.

Quem deseja alcançar seu sonho estuda e corre atrás. E há formas bem mais fáceis de estudar hoje em dia, como os Cursos Online. Não acredita neles?

Veja o que Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, pensa sobre aprender na internet:

“Daqui a cinco anos, você poderá encontrar na internet as melhores palestras do mundo. Será melhor do que qualquer universidade.”

Importante lembrar: Gates também disse que seus filhos teriam livros antes de terem computadores. Ele é, no mínimo, digno de crédito, não?

Mas se você quer entender melhor as vantagens de estudar online em uma oficina literária, veja o que você vai conferir neste artigo:

  • Como funciona uma oficina literária?
  • Escrita criativa – O que é?
  • Existe alguma oficina literária online grátis?
  • Conteúdo gratuito para aprender a escrever contos
  • 10 vantagens de fazer oficinas literárias!
  • Consigo mesmo aprender estudando em um curso à distância?

 

Como funciona uma oficina literária?

oficina literária

Procure ler cartas de escritores como Gustave Flaubert. Você verá que há muitos anos, os artistas da literatura já vêm se desenvolvendo no formato das oficinais literárias.

Basicamente, são encontros para discussão de técnicas literárias. Estas técnicas podem ser definidas como “caminhos que outros escritores utilizaram” para dominar a criação de personagens e enredos, escolha do narrador, manipução do espaço e do tempo, entre outros assuntos.

É como em qualquer arte. Afinal, antes de inventar seu estilo um pintor costuma estudar mil outros estilos. E o que dizer de um grande compositor? Quantas músicas deve tocar e analisar antes de se inspirar e compor?

Um grande artista nunca deixa de estudar.

No caso das oficinas, guiados por um professor, os alunos conseguem desenvolver seus textos e alcançar um melhor rendimento literário. Desta forma, acabam conhecendo as obras de escritores espetaculares e se descobrindo literariamente.

Mas você certamente deve ter ouvido o termo “escrita criativa”, não é mesmo?

 

Escrita criativa – O que é?

escrita criativa

“Escrita Criativa” é o nome que se dá ao estudo do repertório de técnicas literárias. Seja para escrever romances, contos, crônicas, novelas, textos dramáticos ou roteiros de cinema.

O escritor e professor de cursos sobre narrativas breves Ronaldo Bressane define o termo como:

“Tudo que é escrito de modo criativo, ou seja, nem técnico, nem copiado.”

E olha que elas não são “coisa de agora”, como muita gente diz. Para você ter uma ideia, já em 1936, John Gardner criou nos Estados Unidos o Programa em Escrita Criativa da Universidade de Iowa.

O modelo seria desenvolvido no Brasil por Cyro dos Anjos, em 1962. Seguido pela criação de outros cursos de escrita criativa em todo o país. Em 1966, Judith Grossmann na Bahia. Em 1975, no Rio de Janeiro, Silviano Santiago e Affonso Romano de Sant’Anna. E as mais famosas da atualidade: em 1985, por Assis Brasil, em Porto Alegre; em 1990, por Raimundo Carrero, em Recife.

Tudo bem, mas e se não há uma oficina literária em sua cidade? E se você quer estudar escrita criativa de forma gratuita, consegue?

 

Existe alguma oficina literária online grátis?

oficina literária gratuitaDe graça até injeção na testa, certo? Errado. Como assim, Vilto? – você pode estar se perguntando.

Se tem uma coisa que me irrita é quando perco meu tempo. Como todo mundo, tenho família, contas para pagar etc. E o que isso tem a ver com oficinas literárias online gratuitas?

Não quero ganhar algo se for uma perda de tempo. Existem várias oficinas gratuitas por aí. Algumas muito boas. Por exemplo: A Arte de Viver (Stanford University), Escrita Criativa: A Master Class (Academy of Achievement) e Introdução à Literatura Mundial (Harvard University).

Bom, você deve ter percebido. Todos são cursos de universidades estrangeiras. E para quem não domina o inglês, complica.

Foi por isso que aqui na RUSGA – Cursos Para Escritores comecei com nosso primeiro curso sendo uma opção gratuita. Foi o curso 10 Erros de Escritores Iniciantes. (E, em breve, haverá outras opções!).

Ainda está em dúvida se vale à pena estudar escrita criativa pela internet? Então aí vai uma lista de vantagens!

Depois de lê-la, duvido que haverá qualquer hesitação, sabia?

 

10 vantagens de fazer oficinas literárias

1 – Grandes escritores fizeram oficinas literárias – Por que você não faz?

Apenas para citar dois exemplos: J.D. Salinger e Raymond Carver estudaram em cursos de escrita criativa.

2 – Você trata os problemas do seu texto de frente

Por melhor que você seja, sempre comete um ou mais pecados literários. Em oficinas literárias, você tem a oportunidade de corrigir estas pequenas falhas.

3 – Dê um tempo para a solidão. Saia da toca!

Não é nenhuma novidade dizer que escrever é um processo lento e solitário. Em um curso de escrita criativa, você tem a oportunidade de conhecer pessoas como você. Pessoas que também estão encarando o desafio da escrita e podem compartilhar suas experiências.

4 – Conhece novos escritores

Quer aumentar sua lista de leituras? Acredite, os cursos para escritores vão te ajudar. Os exemplos citados pelo facilitador acabam roubando sua atenção, e você vai atrás de novas leituras.

5 – Os maiores escritores do país passaram por oficinas literárias

As oficinas literárias de Raimundo Carrero e de Luiz Antonio de Assis Brasil são conhecidas de todos. Só para citar alguns escritores que passaram por este último: Michel Laub, Cíntia Moscovich, Daniel Galera, Paulo Scott e Carol Bensimon.

6 – Entenda os fundamentos da criação literária

Escrever é fácil? Esta pergunta rende um livro. Mas com certeza dá trabalho entender todos os fundamentos da escrita. Narrador, trama, diálogos, personagens, tempo, espaço – são muitos os temas discutidos. Sem dúvidas, um curso de escrita criativa vai te ajudar a entendê-los.

7 – Todas as respostas sobre os mistérios da escrita

Bom, se não as respostas, pelo menos, as perguntas. Em cursos para escritores, você ouve todo tipo de pergunta. Coisas do tipo: como saber se meu personagem tem profundidade? Qual o tamanho certo para um conto? A história precisa de uma virada no final? De que forma crio motivação para escrever todos os dias?

8 – Como publicar um livro?

Não só de técnicas literárias são feitas os bons cursos de escrita criativa. Também de dicas sobre o mercado editorial. Afinal de contas, quem está ali ministrando já passou pelo caminho das pedras e pode oferecer a você uma luz.

9 – Gosta de desafios?

Uma boa oficina literária vai desafiar você a escrever além dos gêneros literários que você costuma trabalhar. Este pode ser o caminho para que você se descubra um novo escritor. Quem sabe onde pode estar escondido seu talento?

10 – Faça uma oficina online para encarar a falta de tempo

Se você, assim como eu, vive correndo para dar conta de tudo, certamente um curso para escritores online é a melhor opção. Após a matrícula realizada, você tem acesso a vídeos, textos e explicações quando e onde quiser! Pode estudar no celular, indo para o trabalho, no horário de almoço ou no horário que desejar.

Ficou interessado?

 

Consigo mesmo aprender estudando em um curso à distância?

Acredito plenamente que o futuro da educação é à distância. Não vamos mais desligar nossos smartphones para estudar. Convido você a assistir o vídeo abaixo. Uma escola da Arábia Saudita produziu um vídeo mostrando como será a escola das crianças:

Meet FanOS from ILLO on Vimeo.

Mesmo assim, muita gente me pergunta: vou mesmo aprender a escrever assim?

O que faço é desafiá-las a fazer o curso gratuito 10 Erros de Escritores Iniciantes. Não à toa, depois de fazer o curso, recebi pedidos de mais cursos.

Foi então que lancei nosso segundo curso online: COMO ESCREVER CONTOS. E dezenas de pessoas vêm se matriculando. Principalmente ao saberem que elas têm na RUSGA:

  • 100% de Garantia de Satisfação ou seu dinheiro de volta;
  • Acesso para fazer o curso quando e onde quiser;
  • Grupo de discussão privado para tirar dúvidas e conhecer outros alunos;
  • Descontos especiais para alunos que acompanham o conteúdo da RUSGA.

Que tal experimentar esta oportunidade de aprender online?

Desafio você a fazer este curso, potencializar seu talento literário e depois vir aqui falar publicamente nos comentários o que achou da experiência! Temos um acordo?

Interessado? Então clique no botão abaixo e torne-se o escritor que você sempre quis ser!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.