A verdade que ninguém te contou sobre ser encontrado por leitores

Publicado por mariane em

Muitos escritores pensam que basta publicar e ser encontrado por leitores. Basta encontrar uma boa editora ou colocar o seu livro na Amazon e a sua história vai fazer o resto, o livro vai se vender sozinho.

Bem, isso não é verdade. Existem muitos livros na Amazon e muitas livrarias abarrotas de títulos novos e velhos.

Então como você vai ser encontrado pelos seus leitores nesse mar cheio de peixes?

Hoje, escritor, eu vou te contar a verdade que ninguém que ninguém te contou sobre ser encontrado pelos seus leitores.

Neste artigo, você vai encontrar alguns erros clássicos que a maioria dos autores faz e algumas dicas práticas para você conseguir atrair mais desses seres tanto queridos que chamamos de leitores.

 

Você é que tem que encontrar eles, não o contrário!

Esse é o primeiro erro: achar que você vai ser encontrado. Esqueça essa história de ser descoberto! Se você quer ser visto, precisa arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Há muitos escritores na Internet, você precisa se destacar.

Conhecer o seu público é essencial para conseguir atrair a atenção dele. Quem são os seus leitores? Como eles se comportam? Que outros livros eles leem? Pelo que eles se interessam? Você precisa saber tudo isso para começar a planejar uma comunicação eficaz, que de fato encontre e atraia e não fique esperando ser encontrado por leitores.

 

Seus leitores são, provavelmente, muito parecidos com você!

Afinal de contas, eles se interessam pelos menos temas, pelos mesmos assuntos, pelo mesmo gênero literário. Você já parou para pensar nisso? Quando os autores não conseguem identificar os seus públicos, apostamos que eles escrevem para eles mesmos. Não tem nada de errado com isso. Você, enquanto pessoa também tem seus gostos e preferências e faz parte de um nicho de pessoas que curtem essas mesmas coisas.

Se você não consegue identificar os seus públicos, não espere ser encontrado por leitores, comece falando sobre coisas que você gosta para despertar o interesse de pessoas como você.

É bem provável que assim vá começar a atrair os seus primeiros leitores.

 

Encontrar seus leitores é tão importante quanto escrever

A não ser que você escreva para a sua gaveta, buscar os seus leitores vai fazer parte do seu trabalho sim. Não adianta achar que escritor é o cara que apenas escreve, porque esses dias acabaram. Os poucos escritores que ainda sobrevivem dessa forma, são os que já tem uma carreira consolidada.

Os escritores atuais e todos que estão buscando seu lugarzinho ao sol, mesmo sendo iniciantes, precisam sim buscar os leitores.


 

Seus leitores só vão encontrar seu trabalho se você compartilhar ele na internet!

Outra coisa que muitos autores pensam é que não podem compartilhar nada dos seus livros. Besteira! Uma amostra, o primeiro capítulo, algumas frases do seu livro podem e devem ser compartilhadas na internet. Os possíveis leitores só vão saber do que o seu livro trata se puderem ler alguns trechos.

Pense nisso como uma degustação.

Compartilhar partes do seu trabalho é uma excelente forma de fazer as pessoas se interessarem pelos seus livros. É algo que faz muito mais sentido do que ficar esperando ser encontrado por leitores.

Há muitos canais para compartilhar, de forma gratuita, em plataformas de escrita, nas redes sociais, em blog próprio, através de listas de e-mail. Busque a forma que funciona melhor para você e os seus públicos. Sim, vale testar mais de um canal.

Veja também:

 

As pessoas precisam ver você mais de uma vez para comprar

Quanto menos conhecido você for, mais vai precisar investir em comunicação. Esse investimento pode ser financeiro, claro, mas se não tiver os recursos, ele pode ser de tempo também.

O importante é entender que as pessoas precisam de ver mais de uma vez para comprar o seu livro. Divulgar uma vez, fazer um anúncio, isso não vai te trazer grandes resultados. É preciso ter freqüência e coerência na comunicação, pois o resultado não vai aparecer de um dia para o outro.

Isso, é claro, não quer dizer que você deve virar aquele vendedor chato que fica dizendo “Compre! Compre! Compre!” o tempo inteiro.

A chave está em aprender a falar sobre seu livro de forma mais orgânica e criar conteúdos relacionados a escrita, que atraiam os seus públicos. Além de interagir muito nas redes sociais.

Falando nisso:

Não interaja apenas com outros escritores, seu público é quem quer ler, não quem quer escrever.

Existem dois tipos de escritores na internet: Os que lêem pouco e os que só lêem os clássicos.

Ok, talvez eu esteja exagerando, só um pouquinho! Mas pense sobre isso: tem muita gente que acha que não precisa ler nada, que escrever basta. E outros tantos escritores que se aproveitam da quantidade de informações online para fazer cursos, aperfeiçoar a sua escrita e se tornar um profissional melhor. Os primeiros não querem ler nada mesmo e os da segunda categoria, muito provavelmente, estão mais envolvidos com leituras clássicas ou livros sobre a arte da escrita.

Claro, de tempos em tempos esses escritores também podem se interessar por um projeto de livro ou uma história que lhes chame atenção, mas eles não são o seu público de interesse.

Seu público de interesse é quem ama ler em primeiro lugar. Quem gosta do seu gênero literário e quem se interessa pelos temas que você aborda nos seus livros. Foque nesse público, os outros virão naturalmente. Vá além de ficar esperando ser encontrado por leitores.

 

Busque Parcerias

Parcerias são essenciais para fazer crescer a sua audiência.

Existem muitos blogs e IGs literários na internet. Alguns cobram, outros topam fazer parcerias de divulgação. Se você ainda não pode pagar um youtuber famoso para ler e resenhar seu livro, faça parcerias com os menores. E, quanto mais delas, melhor.

Cada parceiro vai agregar a sua comunicação, te “emprestando” um pouco da audiência dele. Quanto mais deles você tiver, mais vai ser visto. E isso é essencial para vender mais, como já falamos acima.

Todo mundo tem a ganhar com as parcerias de divulgação.

***

Então escritor, pronto para fazer a sua parte e começar a encontrar os seus leitores ou vai ficar esperando ser encontrado por leitores?

E tem mais se você quer ficar apenas esperando ser encontrado por leitores?

Você tem um livro publicado, mas não conseguiu o público que desejava? Ou ainda vai lançar o seu livro, mas não sabe quem vão ser os leitores e compradores do seu livro?

Aprenda a gerenciar as suas redes sociais e criar a sua audiência com o curso COMO ATRAIR LEITORES E VENDER LIVROS. Neste curso, vamos te ensinar a identificar os seus públicos e começar a criar conteúdo para eles, gerando engajamento e relacionamento.

São 11 módulos que abordam diferentes aspectos da comunicação digital, focado no trabalho de escritores, a partir das experiências que tivemos com os nossos clientes desde o início da Escritor Publicado. 

Ensinamos desde conceitos de marketing, criação de conteúdo, as melhores práticas de redes sociais, até o uso de ferramentas práticas e gratuitas que você encontra online para fazer o seu conteúdo bombar.

Clique no banner abaixo para ver mais!

Curso para vender livros

Conheça este curso:

   

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.