Como criar nome de personagem? 5 Dicas que vão ajudar você!

Publicado por vilto em

Como criar nome de personagem?

Esta é uma dúvida de muitos escritores. Neste vídeo, Vilto Reis alerta sobre alguns cuidados que o escritor deve ter. Além, é claro, de apresentar dicas para encontrar nomes que ficarão na memória de seus leitores.

LINKS ÚTEIS:

Minicurso GRATUITO por e-mail sobre PERSONAGENS

Curso CRIAÇÃO DE PERSONAGENS DE FICÇÃO

A Teoria da Iluminação do Personagem pode salvar sua história

7 Pecados Capitais que fazem todo Escritor Iniciante parecer um IDIOTA

Quer receber meus vídeos por e-mail?

 


Assine também nosso canal no Youtube e siga acompanhando os conteúdos!

Também não deixe de compartilhar sua opinião! Comente abaixo!

Saiba como encontrar um nome de personagem

O que você encontra no vídeo sobre nome de personagem?

Como criar nome de personagem? E mais importante ainda, nomes que ficarão na mente e no coração dos leitores? Nomes que serão tão reais, que o leitor o considerará uma pessoa?

Afinal de contas, não é para isso que criamos personagens?

Por um lado, você não quer seus personagens com nomes comuns, certo?

Até por que o nome certo pode ajudá-lo a explorar a personalidade do seu personagem. E até identificar facilmente cada personagem.

Mas cuidado com suas escolhas de nome. O nome errado pode distrair ou até mesmo confundir seu leitor.

Talvez até tirar o leitor da história e fazer com que ele questione por que você, o autor, fez uma escolha tão bizarra.

E é claro que, às vezes, a gente sabe o nome do personagem antes de saber qualquer outra coisa da história. Outras vezes, você saberá tudo sobre o personagem, exceto o nome dele ou dela.

Mas vamos às dicas para encontrar o nome ideal para o seu personagem!

 

1. Seja verossímil na escolha do nome

Ao criar o mundo para o seu romance, suas escolhas de nome precisam ser autênticas para os tipos de personagens que vivem dentro dele.

Considere o seguinte:

  • A idade do personagem;
  • O local em que ele nasceu;
  • E sua origem familiar.

Claro, você pode ter um personagem que tem um nome incomum que se destaca dos demais, mas isso nunca deveria ser a regra.

 

2. Procure coerência com o gênero que você escreve

Seu romance é ambientado em São Paulo, nos dias de hoje? Ou se passa num mundo similar à Terra Média, de O senhor dos anéis? Quem sabe em um futuro alternativo, no qual os seres humanos colonizaram outros planetas?

Para cada situação, um tipo de nome.

O gênero afetará diretamente a escolha do nome.

Quer você esteja escrevendo um romance histórico, uma ficção científica movida a uma aventura ou um comentário distópico instável, os nomes de seus personagens devem fazer sentido dentro do contexto do tempo e do tema.

 

3. Não confunda seu leitor

Um personagem que é chamado de John em um minuto, Jonathan em outro e Mr. Pierce, de vez em quando, confunde os leitores.

Claro, muitos de nós respondem a mais de um nome. Mas no curto espaço de um romance, simplesmente não há como usar vários nomes para um personagem. Ou pelo menos não sem confundir os seus leitores.

Com poucas exceções (talvez John seja chamado de Sr. Pierce ocasionalmente, por seus funcionários), ele deve sempre ser mencionado por um nome.

 

4. Varie nas letras iniciais dos seus personagens

Se você tem três ou trinta personagens, dê a cada um deles um nome sonoro diferente. Isso significa que não Bob e Bruno. Ou Luiz e Luisa.

Por quê?

Os leitores não lêem a palavra inteira. Eles vão parar em L, por exemplo, entendendo que seja Luiz. Mas, se você introduzir um novo personagem, Luisa, agora o leitor deve ler a palavra inteira e depois ter tempo para lembrar as diferenças entre os dois personagens. É cansativo e tira o prazer de ler o seu livro.

 

5. Escolha nomes com significados fortes

O nome do personagem geralmente molda quem ele ou ela se torna.

Ao escolher nome de personagem, considere seus significados fundamentais. Use-o como uma oportunidade para obter simbolismo, embora você não precise explicá-lo para o leitor.

Uma dica importante é olhar listas de nomes de bebês. Lá você encontra os nomes e os significados.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que você pode alterar o nome do personagem sempre que desejar durante o processo de edição. Se você não se sentir como o nome atual se encaixa com o personagem, livre-se dele e repense-o.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *